Espelho meu
Ano após ano, as campanhas da Dove primam pela inteligência. Uma série de ovos de Colombo. O princípio de que há mais estética para além da estética revelou-se um filão. Nada que a história da arte não saiba. Não obstante, na publicidade o padrão pertence à Dove. Por quê insistir em sintonizar os anúncios em torno de uma centésima de mulheres? Por quê ignorar as mulheres que não se entusiasmam com o que vêem no espelho? São receitas que dão frutos, mas outras receitas podem lograr frutos mais saborosos. Pasmar com a beleza alheia é uma coisa, cuidar de si é outra. O anúncio Retratos da Real Beleza transpira talento, criatividade e sensibilidade. O retratista vê com os ouvidos, porventura “com o coração”. Assim se faz um dos anúncios mais premiados em 2013 (cinco grandes prémios em Cannes). Por sua vez, o director criativo, o brasileiro Anselmo Ramos, da Ogilvy Brasil, é o mais premiado do ano.
Marca: Dove. Título: Retratos da Real Beleza / Real Beauty Sketches. Agência: Ogilvy. Brasil, Abril, 2013.
Caro professor, a das aranhas na ponte segue um modelo (discutível) de humor em que um actor (supostamente cómico) simula um noticiário (supostamente real). Entre diversão e informação, entre a piada do ‘sketch’ e a ameaça da confusão.
É verdade, Rui! Não é humor nem original nem rebuscado. Aposta, porém, em dois cavalos que estão em moda: o discurso mediático e o aparato visual. Abraço.
Sem dúvida, publicidade muito bem concebida!Uma boa estratégia de marketing, ignorar o negativo, para “cobiçar”, o outro!Estar como estão as “outras”, assemelharia a estratégia publicitária à campanha politica!O que funciona é o agora!