Um bolo em forma de caixão

Sidónios

“Entre as especialidades servidas nesta Casa destacam-se os célebres Sidónios (em homenagem a Sidónio Pais, morto em 1918), bolos em forma de caixão, feitos de amêndoa, açúcar e ovos” (https://olharvianadocastelo.blogspot.com/2011/03/casa-brasileira-mais-antiga-confeitaria.html). Estamos a falar da Confeitaria Brasileira, em Viana do Castelo.

Sidónio Pais em Câmara Ardente. Ilustração Portugueza (23 Dez 1918).

É assunto assente em Viana do Castelo, terra do bolo Sidónio, e em Caminha, terra do Sidónio Pais, que o nome do bolo remete para o presidente da primeira República Sidónio Pais, sepultado no Panteão Nacional, e a forma de caixão, para o seu assassinato no dia 14 de Dezembro de 1918. A memória colectiva tem destas artes: faz, caso disso, acontecer o passado.

Sempre gostei dos Sidónios. Cumpre-me respeitar um novo ritual: fazer da boca um panteão.

Tags: , , , , , , , ,

One response to “Um bolo em forma de caixão”

  1. Vítor Calçada says :

    Muito interessante a ideia de fazer da boca um panteão e manter Sidónio Pais bem vivo na memória coletiva, saboreando a maravilhosa iguaria criada para assinalar o seu assassinato. Conheço bem a história e a patente do delicioso doce, já que com menos de treze anos fui admitido como aprendiz de caixeiro na Confeitaria e Pastelaria Brasileira em Viana do Castelo.

Leave a Reply

%d