Quotidiano de risco

fia_twitter_cover_image“O silêncio é quando ninguém ouve” (Réjean Ducharme, L’Océantume, Gallimard, 1961). Não obstante, importa falar com os surdos funcionais. Este anúncio dá a ver, ouvir e sentir. Sem desconsiderar o pensamento de Blaise Pascal, há vozes que não ensurdecem.

O anúncio é admirável. Sem pontas soltas. A inserção da música é milimétrica. A imersão na sequência da autoestrada, com destaque para o som, é eficaz. O anúncio termina com um acidente no local menos expectável. Trata-se de um caso específico de definição da situação: o anúncio desconstrói em poucos segundos a evidência que construiu em perto de três minutos.

Luc Besson, que assume a direcção do anúncio, é um nome consagrado do cinema. Foi produtor de mais de cinquenta filmes e realizou perto de um vintena, entre os quais Nikita (1990), O Profissional (1994), O Quinto Elemento (1997), Joana d’Arc (1999) e Artur e os Minimeus (2006).

A FIA Foundation, registada no Reino Unido, intervém, sobretudo, no âmbito da segurança rodoviária, da mobilidade sustentável e da defesa do meio ambiente.

Enquanto escrevia este artigo, passou-me várias vezes pelo tecto a canção Sounds of Silence dos Simon & Garfunkel. Não é pecado, pois não?

Anunciante: FIA Foundation. Título: Save Kids Lives. Agência: L.M.Consulting&Creativity |L.M.C.C. Direcção: Luc Besson. Internacional, Outubro 2015.

Etiquetas:, ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

One response to “Quotidiano de risco”

  1. Beatriz Martins says :

    Muito bem lembrado.Sounds of Silence dos Simon & Garfunkel.. Silêncio de sonhos ideais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: