Camisola com faíscas

Fotografia: Álvaro Domingues.

O Álvaro Domingues é uma inspiração abençoada. A crónica “Paisagem eléctrica com rebanho” (Público, 09/03/2019) baralha qualquer algoritmo de ideias.

Um rebanho apascenta à sombra de painéis fotovoltaicos. Talvez a lã se destine a uma nova produção de camisolas Thermotebe, as únicas com “características turboeléctricas”, capazes de resistir ao arrefecimento global. O algodão já não engana. Respeitando determinadas proporções no fabrico, a lã destas ovelhas faz faíscas.

As camisolas Thermotebe deixaram de se produzir há cerca de 20 anos, tendo alcançado nos anos oitenta um sucesso internacional espantoso (https://observador.pt/2015/02/15/tem-frio-isso-e-porque-ja-nao-existe-thermotebe/). Com a ajuda dos painéis fotovoltaicos e a boa vontade das ovelhas, reúnem-se condições para voltar a investir na produção de camisolas Thermotebe, com o lema: “Thermotebe, a camisola amiga do ambiente”.

Thermotebe. Portugal.

Etiquetas:, , , ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

One response to “Camisola com faíscas”

  1. Fernando de Sousa Ribeiro says :

    As características das camisolas Thermotebe não são “turboeléctricas”, como diz o anúncio, mas sim “triboeléctricas”. “Tribo-” é um prefixo de origem grega que significa atrito. Ver, por exmplo, em https://dicionario.priberam.org/triboelectricidade

    Em rigor, não é a electricidade estática que protege do frio, mas sim o facto de a camisola ser isoladora térmica. O que acontece é que quase todos os materiais que são isoladores do calor são também isoladores da electricidade. As duas características são quase indissociáveis. Sendo isoladoras da electricidade, a qual se acumula no corpo sob a forma de cargas estáticas, as roupas triboeléctricas dão estalidos quando se despem. Às escuras podem mesmo ver-se pequenas faíscas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: