A antecâmara da morte

Mercedes_SLK_memoriesHá quem acredite que, no preciso momento que precede a morte, nos acode tudo o que fizemos, sentimos e pensamos em vida. Uma espécie de rewind in fast motion. É o que sustentam alguns espíritas:

“Antes, porém, que o Espírito adormeça, ocorre o interessante fenômeno de recordação da vida passada, em que um panorama desfila ante seus olhos. Tem-se notícia de que, em fração de segundo, o Espírito revê, minuciosamente, todos os fatos da vida terrena que acabou de deixar, cena após cena, desde a infância até a desencarnação, desde o incidente mais insignificante até o acontecimento mais importante.” (http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/no-momento-da-morte/?PHPSESSID=8152e8bcf70eb55921efd4731c2900dc#ixzz2vZtAParK.

“Vi-me diante de tudo o que eu havia sonhado, arquitetado e realizado na vida. Insignificantes idéias que emitira, tanto quanto meus atos mínimos, desfilavam, absolutamente precisos, ante meus olhos aflitos, como se me fossem revelados de roldão, por estranho poder, numa câmara ultra-rápida instalada dentro de mim. Transformara-se-me o pensamento num filme cinematográfico misteriosa e inopinadamente desenrolado, a desdobrar-se, com espantosa elasticidade, para seu criador assombrado, que era eu mesmo.” (Revista Espírita ano II fevereiro e março de 1996 n 2 e 3, escrita por Salvador Gentile, IDE. http://www.editoraideal.com.br/ler_materia.php?id=101).

O anúncio Memories retoma esta crença na revisão ante mortem. Confrontada com um acidente fatal, a “vítima” recorda os momentos passados, com destaque para a condução de um Mercedes SLK. Entretanto, o reclame não cai, a morte é adiada e o prazer de conduzir o automóvel adquire novo alento.

O anúncio tem uma marca de qualidade: a direcção do escandinavo Filip Tellander.

Marca: Mercedes. Título: Memories. Direção: Filip Tellander. 2013.

Etiquetas:, , , , ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

One response to “A antecâmara da morte”

  1. Rasgos Artes Beatriz Martins says :

    Excelente anúncio.Na perspetiva espírita,haja razão para viver!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: