O corpo fala!
O corpo é o nosso “banco de símbolos”. Mais do que um banco, é uma “charneira de símbolos”. O corpo diz o que somos, pelo corpo dizemos o mundo. Parodiando a dialéctica, com o corpo fazemos o mundo, pelo corpo o mundo nos faz. Não me acode identidade que não encarne, nem corpo que não identifique. O corpo fala, mesmo quando está calado. Muitas vezes, fala por nós, como neste anúncio aparentemente tão simples. A simplicidade não é fácil, mas costuma ser clara, clara até doer. “La vida pasa para todos, pero no para todos pasa igual, experimenta tú también los efectos de la pobreza Entra en http://www.efectosdelapobreza.org y da la cara por los más desfavorecidos del planeta con Manos Unidas”.
Anunciante: Manos Unidas España. Título: Efectos de la pobreza. Agência: Maxus. Direção: Pablo Robles. Espanha, Dezembro 2013.
Sem dúvida Professor, não seria necessária a acrescida preocupação com o vestuário.O corpo, tal como a posição ou forma em que o apresentamos, denuncia quem somos, e como vivemos. De repente lembrei : – ” O rei vai nu!”.