A vontade de beber

Ampulheta. Verão Super Bock.

Não tenho destacado devidamente a publicidade portuguesa. Parto do princípio de que os seguidores do Tendências do Imaginário já a conhecem. Um duplo erro: no ano 2018, as consultas provenientes de Portugal resumem-se a 18,8%. Tendência do Imaginário não é uma página apenas para portugueses. Oito em cada dez consultas provêm do estrangeiro. Em segundo lugar, muitos portugueses desconhecem a publicidade nacional, por não exposição, por exemplo, aos canais em que é difundida.
A Super Bock pertence às marcas consistentes e distintas da publicidade portuguesa. Frisa a excelência, contrata as melhores agências nacionais e internacionais, os anúncios caracterizam-se pelo apuro pragmático e estético da fotografia, da imagem, do ritmo, da música, do texto, do tema e do lema. São anúncios com personalidade que convocam, explicitamente, três valores: a confraternização, a amizade e a autenticidade, normalmente num ambiente festivo de exaltação colectiva, de preferência nacional, em que a linguagem corporal suplanta a palavra. O primeiro anúncio enquadra-se neste padrão. O segundo é, no meu entender, uma pequena excepção na paleta da Super Bock. Existe confraternização e amizade, mas em “segundo plano”. O primeiro plano centra-se na autenticidade na relação de um jovem casal.
Permitam-me um reparo despropositado: o início do anúncio “90 anos a fazer amigos” causa-me uma leve estranheza; o povo não me parece português. Os meus estereótipos apontam, eventualmente, para o povo irlandês. Não sei por quê. Talvez as coberturas: muitos bonés, alguns chapéus e boinas, só militares. Em suma, já não tenho olhos de ver.
A música dos anúncios da Super Bock é decisiva. Uma escolha criteriosa. Cada anúncio é acompanhado pelo correspondente vídeo musical.

Marca: Super Bock. Título: 90 anos a fazer amigos. Agência: O Escritório. Direcção: José Pedro Sousa. Portugal, Março de 2017.
Benjamin Clementine. Nemesis. At least for now. 2015.
Marca Super Bock. Título: Momentos. Produção: Ministério dos Filmes. Direcção: José Pedro. Portugal, 2008.
Brandi Carlile. The Story. The Story. 2007.

Leave a Reply

%d bloggers like this: