Alegorias do tempo

Dvein3

Dvein

O anúncio Sculpture, dos Dvein, apresenta uma criatura híbrida, biface, assumidamente simbólica:

Overall the sculpture embodies the duality found in everybody. The sculpture presents what the future expects from us and what we have left behind, all in a visual metaphor made of this elements.We have two faces, one facing the past and the other one facing the intriguing future, an artificial construction of what is expected.The tentacles represent the organic order of the past, developing in unexpected ways, and the future is represented by the bust, geometric, perfectly handmade, but menacing and attracting. All charged by a motor, life, propelling us forward” (Dvein).

Marca: rdio. Título: Sculpture. Direcção: Dvein. 2014.

Composições híbridas combinando partes humanas, animais e técnicas surpreendem-nos cada vez menos. Curiosamente, figuras híbridas como as actuais já existem há séculos. Pense-se, por exemplo, nas quimeras das iluminuras ou nos desenhos pantagruélicos de Desprez (ver Criaturas Pantagruélicas 1). Recuemos, portanto, das luzes do bestiário multimédia para as sombras do paganismo românico. As figuras bifaces e trifaces não são raras (ver Três faces e um pescoçoAs três faces de Cristo; e As duas faces: imagens de Cristo). Encontram-se, por exemplo, nos cachorros das igrejas românicas, como o “Janus”, “companheiro” de São Martinho, na igreja de San Martin de Artaíz (séc. XII)

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Igreja de San Martin de Artaíz. Navarra. Séc. XII.

“El dios Jano me mira con miradas extrañas y diferentes. Según donde me coloque hay matices en ella. Mirada profunda y fija iluminada por la luz. Mirada de complicidad medio en sol medio en sombra.Los tres rostros del tiempo nos hablan del pasado, del presente y del futuro. Siempre en cambio. Siempre con matices. Siempre inmutable. Tres y uno. Dios pagano cristianizado. Tres rostros distintos. Tres rostros iguales. Tres personas distintas y un solo Dios verdadero, dice su credo.
Muy fuerte parece que fue la influencia romana en esta zona, pues por cinco veces a lo largo de los siglos XII, XIII y XIV, los representantes de la Iglesia Católica tuvieron que acudir a plasmar ante sus gentes esta figura y convencerles de que era la representación del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo” (Simeón Hidalgo Valencia, Artaíz – Luz Equinoccial: http://simeonhidalgo.over-blog.com/tag/artaiz/2).

 

15.  Iglesia de San Martín de Tours. Ardanaz (Izagaondoa, Navarra). Janus. Sec. xiv.

Iglesia de San Martín de Tours. Ardanaz (Izagaondoa, Navarra). Janus com as chaves do tempo. Sec. xiv.

Há formas de representar o tempo que resistem ao tempo.É o caso da imagem de Janus. O mesmo sucede, ao nível cósmico, com a simbologia do falo.

14. Igreja de San Martin de Artaíz. Falo

Igreja de San Martin de Artaíz. Falo.

Iniciámos o artigo com um híbrido pós-moderno (Sculpture, dos Dvein). Terminámos  numa igreja românica de Navarra. Esta errância é fado de quem não usa bússola. Pode invocar-se a comparação, confrontar o diferente. Mas não convence. Comparamos como o burguês Jourdan de Molière falava em prosa sem o saber.  Os meus colegas acham graça quando afirmo que a minha sociologia é vadia. Sou, porém, o único discípulo. Concordo que é mais avisado traçar o caminho antes de partir e, se possível, prever o fim. Menos surpresas, menos descobertas e mais resultados esperados. No que me diz respeito, basta-me aprender. Entretanto, faça-se o caminho ao caminhar (António Machado).

“Eis o nosso estado verdadeiro; é o que nos torna incapazes de saber com segurança e de ignorar totalmente. Nadamos num meio termo vasto, sempre incertos e flutuantes, empurrados de um lado para o outro. Qualquer objeto a que pensemos apegar-nos vacila e nos abandona, e se o perseguirmos foge à
perseguição. Escorrega-nos entre as mãos numa eterna fuga. Nada se detém por nós” (Blaise Pascal).

Galeria de imagens da Igreja de San Martín de Artaíz. Séc. XII. Navarra.

 

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