Coro Virtual

Eric Whitrake. Coro virtual 3.A dar aulas também se aprende. Tenham os alunos a oportunidade… Uma aluna do curso de licenciatura em Música apresentou, para a unidade curricular de Sociologia da Arte, um trabalho dedicado ao Coro Virtual do compositor norte-americano Eric Whitacre, que lançou um apelo na internet desafiando as pessoas a cantar os seus excertos (soprano, alto, tenor ou baixo) gravando resultado de acordo com o vídeo disponibilizado  (https://www.youtube.com/watch?v=8vPqtu02BXM). Na primeira iniciativa (Lux Aurumque, 2010), Whitacre consegue reunir 185 participantes provenientes de doze países. O primeiro coro virtual adquiriu, desta forma, voz e imagem. A iniciativa mais recente (Virtual Choir 4: Fly to paradise, 2013) juntou 5 905 participantes de 101 países. O vídeo do primeiro coro é mais esclarecedor quanto ao processo. Com o tempo, os vídeos tornaram-se mais sofisticados e mais barrocos. O aparato encobre o ato. Não obstante, todas as versões revelam as potencialidades da internet, nomeadamente ao nível da participação.

Fenómenos como este surpreendem-nos, contanto ainda tenhamos uma folga para o espanto. O concerto para máquina de escrever e orquestra (Leroy Anderson, The Typewriter, 1950: http://www.youtube.com/watch?v=g2LJ1i7222c) também surpreendeu, a seu tempo, os nossos pais e os nossos avós. A Orquestra de iPhones sugerida para um workshop na Casa da Música também gera alguma perplexidade.

Junto o vídeo com o Coro Virtual 1, mais elucidativo, e acrescento o vídeo do Coro Virtual 4, mais monumental. A segunda metade deste último vídeo é tomada pela “vertigem das listas”: como num memorial, regista o nome de todos os participantes. Aconselho, porém, a consulta do artigo da aluna: http://sociologiarte.wordpress.com/2013/06/08/o-coro-virtual-criacao-de-eric-whitacre/. É mais completo, original e preciso.

Eric Whitacre. Virtual Choir 1: Lux Aurumque. 2010.

Eric Whitacre. Virtual Choir 4: Fly to paradise. 2013.

Tags: , , ,

One response to “Coro Virtual”

  1. carvalhomarta says :

    E também se aprende com os colegas! Obrigada à colega pela partilha deste trabalho e ao professor pela oportunidade que dá em traçarmos aprendizagens e caminhos próprios.

Leave a Reply

%d bloggers like this: