O hamburger do diabo. O eclipse da tolerância

Trabalho com a Esmeralda Tauber num projeto de investigação centrado na publicidade de sensibilização. Sabendo-me estupidamente alérgico à estigmatização e à diabolização de pessoas e categorias sociais, a Esmeralda enviou-me o link, do seu blogue, com este anúncio premiado em Cannes: http://awareness-publicity.blogspot.com.es/.

Os maiores massacres da humanidade foram promovidos em nome da salvação, e correlata purificação das almas e dos corpos. Nada mais edificante do que corrigir os outros! Os regimes e os homens totalitários mostram-se visceralmente tentados por esta missão purgatória (veja-se o estudo, dirigido por Theodor A. Adorno, sobre a Personalidade Autoritária ou A Falsa Consciência, de François Gabel, traduzido, em 1979, pela Guimarães Editores). O imperativo de salvação redentora animou a Reforma, a Revolução Francesa, o Estalinismo, o Nazismo… As pessoas são intransigentemente salvas de si mesmas: os hereges nas fogueiras da Inquisição, os contra revolucionários na guilhotina, os revisionistas no gelo da Sibéria e os judeus nos campos de concentração. A vontade de salvação e de correção precisa de conhecer os seus limites! Mormente, quando é sobranceira e paranóica. O hamburger não é a pior das drogas! A pior droga, a mais alucinante, é o poder! Sejamos comedidos e tolerantes. Os fumadores não são aberrações (freaks), nem os alcoólicos farrapos humanos, nem as mães bruxas malvadas, nem os obesos hóspedes do diabo. Mas, nestes tempos de fé coalhada, a tolerância pouco se mostra e menos se sente. Lembra os gambozinos…

Anunciante: Childhood Obesity Awareness. Título: Break the Habit. Agência: The Predict Studios, Australia. Direção: Melvin J. Montalban. Austrália, Setembro 2010.

Etiquetas:, , , ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: