Blues. Ana Popovic e Cee Cee James


Uma realidade puxa outra, que entra sem pedir licença. A associação espontânea é um dos processos mentais que menos controlamos. Ana Popovic lembrou-me Janis Joplin. Por quê? À partida, não sei. Talvez o blues feminino. Talvez a raiva de cantar. Não sei! Lembrou, e isso é que interessa. Não se trata de uma comparação. É uma centelha na bonança. Um relâmpago de sentido. Tudo me lembra alguma coisa. O luxo do subterrâneo. (O luxo do subterrâneo, 05.10.202)
Mas não é apenas a Ana Popovic que, por momentos, lembra a Janis Joplin. Existem outras vozes, por exemplo, a Cee Cee James, conhecida como o “vulcão vocal”.
À canção “Bues For M”, do artigo Ana Popovic, acrescento duas interpretações ao vivo, ambas de 2010, de Cee Cee James: “House Of The Blues” e “Done Love Wrong”. Termino com a versão de estúdio da canção “Slow Dance” de Ana Popovic.
