Vulnerabilidade informática e inteligência artificial

Message in a bottle. Cartoonist – Pete Dredge. Via Cartoonstock

Comecei o dia sem acesso a uma conta do correio eletrónio. A meio da tarde, o problema continuava. Preocupei-me porque a receção dos e-mails tem consequências práticas. Para me inteirar da situação, recorri ao parceiro mais à mão, o ChatGPT, cujas respostas merecem, naturalmente, reservas, mas nem mais nem menos do que as dos humanos com que me relaciono.

Perguntei: “Aconteceu algum problema hoje ao Outlook?”

“Sim – hoje (10 de julho de 2025) o Outlook enfrentou uma falha global que afetou milhões de utilizadores. Houve dificuldades generalizadas para iniciar sessão e enviar ou receber mensagens, tanto no Outlook.com como nas apps desktop e móveis.
O que sabemos:

  • Os problemas começaram nas primeiras horas da manhã (UTC) ou final da noite de 9 de julho;
  • Aproximadamente 60‑62 % dos relatos indicavam falhas de login; os restantes referiam lentidão e erros de licença ou autenticação;
  • A Microsoft confirmou que o problema não foi causado por ciberataque, mas sim por falha técnica — possivelmente relacionada com atualizações ou bibliotecas internas — e está a aplicar correções;
  • À medida que o dia avançou, muitas regiões começaram a ver retorno dos serviços, com os sistemas a estabilizarem gradualmente.” (ChatGPT, 10.07.2025).

Aguardei, mais sossegado, cerca de uma hora até o correio eletrónico voltar a funcionar.

Entretanto, pensei nos Kraftwerk. Tudo me lembra alguma coisa, mesmo que não tenha nada a ver. Seguem três músicas dos Kraftwerk ainda não contempladas no Tendências do Imaginário.

Kraftwerk – Radioactivity. Radio-Aktivität, 1975. Ao vivo
Kraftwerk – Hall of Mirrors. Trans-Europa Express, 1977
Kraftwerk – Neon Lights. Die Mensch-Maschine, 1978

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Discover more from Tendências do imaginário

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading