À Senhora da Boa Morte

fig-1-demons-and-devotion-the-hours-of-catherine-of-cleves-1440

Fig 1. Demons and devotion. The Hours os Catherine of Cleves. 1440.

No artigo precedente, a canção Puestos están frente a frente dedicada a Don Sebastião acaba com uma citação de Petrarca (1304-1374): “Uma bela morte toda a vida honra”. Enquadrada nos livros e nas gravuras da Arte de Morrer do século XV (Ars Moriendi ), a citação de Petrarca adquire um cunho particular. O moribundo é submetido a várias tentações (ver https://tendimag.com/2016/10/19/o-galo-e-a-morte/). Do modo como reage assim é salvo ou condenado, não obstante as boas ou as más acções do livro da vida. Convinha apegar-se à Nossa Senhora da Boa Morte. Passo a citar Philippe Ariès:

alegoria-da-musica-1350

Fig 2. Alegoria da Música. 1350.

“Deus e a sua corte estão ali para constatar como o moribundo se vai comportar no momento da prova que lhe é proposta antes do seu último suspiro e que vai determinar a sua sorte na eternidade. A dita prova consiste numa última tentação. O moribundo verá a sua vida inteira tal como está contida no livro, e será tentado, tanto pelo desespero das suas faltas como pela vanglória das suas boas acções, bem como pelo amor apaixonado das coisas e dos seres. A sua atitude, no resplendor desse momento fugitivo, apagará de um só golpe todos os pecados da sua vida se afasta a tentação ou, pelo contrário, anulará todas as suas boas acções se não lhe resiste. A última prova tomou o lugar do Juízo Final” (Ariès, Philippe, Historia de la muerte en Occidente, Barcelon, Caderns Crema, 2000,  p. 49).

Uma “boa morte” pode salvar uma vida.

Aproveito esta nota para colocar um pequeno excerto do Lamento d’Arianna (Lasciatemi morire), composto por Monteverdi no início do sec. XVII. Acrescento um vídeo com um membro do Clemencic Consort a tocar saltério, instrumento musical típico da Idade Média (o instrumento que toca o rei na Alegoria da Música da Figura 2.

Clemencic Consort. Rencontrea de lutherie et musiques Médiévales, Largentiere, 3010.

Monteverdi. Lamento d’Arianna (Lasciatemi morire), Interpretado por Roberta Mameli. Excerto.

Tags: , , , , , ,

One response to “À Senhora da Boa Morte”

  1. Beatriz Martins says :

    Adorei a abordagem, Sim, é um facto observável ” Uma boa morte pode salvar uma vida”. Gostei de igual modo da abordagem do galo, que desconhecia.

Leave a Reply

Discover more from Tendências do imaginário

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading