Casas pintadas
A RTP2 transmitiu, no programa Visita Guiada (II), um excelente documentário sobre “casas pintadas em Évora” (03.11.2014):
“Dos inícios do séc.XVI, as chamadas Casas Pintadas, em Évora, são um conjunto de frescos nas paredes de um alpendre a dar para um jardim. O mais antigo e mais bem preservado exemplar de pintura profana que se conhece em Portugal. Tanto mais surpreendente quanto estas delicadas pinturas são no exterior – o alpendre integra agora instalações que pertencem à Fundação Eugénio de Almeida.
O historiador de arte Joaquim Caetano é o nosso guia nesta visita à cultura estética do Renascimento português. Estas pinturas “falavam” com os seus contemporâneos como hoje os títulos de jornais falam connosco” (RTP2).
É raro em Portugal o acesso ao património abrigado. Felicito a RTP2. Creio, porém, que a abordagem da “casa pintada” não perdia se evidenciasse um nada menos os comentadores e um nada mais os frescos. Fiquei, por exemplo, com a curiosidade suspensa a propósito dos grotescos da parte inferior dos frescos, quase sempre filmados como fundo. Na música, a folia é um encanto..
Ao vídeo do programa da RTP2, acrescenta-se um documentário produzido pela Fundação Eugénio da Almeida: Jardim das Casas Pintadas em Évora (2010?).
Visita Guiada (II). Casas Pintadas. RTP2. 03 de Novembro de 2014.
Fundação Eugénio da Almeida: Jardim das Casas Pintadas em Évora (2010?).