A chave do quebra-cabeças
Como não resisto a dar-me ares de doninha (que come galinhas; ver imagem), segue uma explicação plausível do enigma dos anúncios da marca Cadillac (ver artigo Quebra-Cabeças).
Os objectivos da campanha Zero to Drama in 3.9 Seconds, da marca Cadilllac, não são, à partida, óbvios. Como conclui o Vítor Martins, “se fosse uma publicidade de prevenção rodoviária… dos 0 até ao drama… faria sentido…” Mas não é. Para não haver dúvidas, a agência publicitária produziu uma nota explicativa: “The Cadillac CTS-V has a 0-60 mph of 3.9 seconds. The tone of a film can shift just as quickly. That’s why as a title sponsor of the Toronto International Film Festival we created 3 trailers playing off this powerful similarity”.
Que reter?
1) Toronto é uma espécie de Hollywood do Canadá. O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, tal como consta nos anúncios) é considerado como uma das principais rampas de lançamento dos candidatos ao Óscar. Este festival está a decorrer entre 8 e 18 de Setembro, data do lançamento do anúncio da marca Cadillac;
2) A marca Cadillac é patrocinadora do TIFF. Tal como a Sagres é patrocinadora da Selecção Nacional. Esta aproveita tudo que é mundial ou europeu, a Cadillac tudo o que é festival.
3) Esta publicidade está ancorada no tempo (duração do festival), no espaço (Canadá) e no modo (só em determinados circuitos e suportes). É neste contexto que adquire sentido.
4) Tal como a Sagres joga futebol, o Cadillac mergulha no mundo do cinema. Veste a pele do cinema até mais não poder (no futebol há anúncios com as pessoas a dar cabeçadas em latas).
5) Estamos confrontados com uma solução salomónica: uma parte filme, a outra promoção, ambas unidas pela potência, pela emoção e pelo slogan: “Zero to Drama in 3.9 Seconds”.
O artigo Quebra-Cabeças contempla apenas dois “trailers”. Segue o que falta:
Marca: Cadillac CTS Coupe. Títulos:Drip / Lake. Agência: MacLaren McCann, Toronto. Direcção: Ruairi Robinson. Canadá, Set 2011.