Mio violino caro: Joshua Bell

No que respeita à música, sou um guloso omnívoro. Agrada-me o que me agrada, sem precondições, tabelas ou conveniências. Aprecio música por vários motivos: composição, arranjo, orquestração, interpretação, mas também, colateralmente, os contextos e as memórias que convoca. Inaurugo uma mini série de artigos, intitulada mio violino caro, centrada em intérpretes de violino.

Comecemos com Joshua Bell. Violinista virtuoso, nasceu nos Estados Unidos em 1967. Em 2007, participou numa experiência curiosa: tocou durante cerca de quarenta minutos numa estação de metro no centro da cidade de Washington. O segundo vídeo mostra o resultado. Segue a interpretação de “O mio babbino caro”, de Giacomo Puccini.

Giacomo Puccini. “O mio babbino caro”. Ópera Gianni Schicchi (1918). Interpretação: Joshua Bell, Romance of the Violin, 2003
Joshua Bell plays in the Washington DC Metro. 2007

Tags: , , , ,

One response to “Mio violino caro: Joshua Bell”

  1. Carolina e Catarina says :

    Adoramos esta postagem e vamos gostar de acompanhar esta série.
    Sobre Joshua Bell:
    Você veja só como o ser humano está acostumado a contextualizar as situações e muitas vezes acaba cometendo julgamentos nem sempre certeiros. Foram apenas alguns ali que pararam para apreciar o belíssimo som de Joshua. A maioria julgou que tocando ali naquele lugar não poderia ser ninguém que tocasse bem. Que aprendamos a observar mais sem preconceitos!
    Parabéns pela postagem que muito apreciamos!
    Catarina e Carolina🎻🎻

Leave a Reply

%d