Aldeia submersa

Ponte sobre as ruínas da aldeia de Aceredo, em Lobios. Galiza (Orgullo Galego).
Ruínas de uma aldeia alagada pelo progresso. Aceredo, Lobios, Galiza (Orgullo Galego).

“Não compreendemos as ruínas antes de nos tornarmos ruínas nós mesmos” (Heinrich Heine. Poésie et prose: portrait et notice bibliographique. Paris. Mercure de France. 1906).

A aldeia de Aceredo, em Lobios, na Galiza, junto à fronteira com Portugal, foi alagada pelas águas do rio Lima por motivo da construção de uma barragem para aproveitamento hidroelétrico. Os residentes foram expulsos de suas casas e propriedades em 1992. Segue um artigo procedente da página Orgullo Galego (https://www.facebook.com/orgullosergalego). Vinte anos antes, em 1972, a aldeia de Vilarinho da Furna, no concelho de Terras do Bouro, conheceu destino semelhante, afundada pelas águas do rio Homem (ver Vilarinho da Furna: Imagens de uma morte adormecida: https://tendimag.com/2012/04/07/vilarinho-da-furna-imagens-de-uma-morte-adormecida/).

Incorporação da página do facebook Orgullo Galego: https://www.facebook.com/orgullosergalego

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

One response to “Aldeia submersa”

  1. ferrandmeda says :

    …e dez anos antes do alagamento da aldeia da Luz pelas águas da grande represa de Alqueva. Mas aqui sem qualquer esperança daquele consolo que em
    Vilarinho da Furna e em Aceredo é proporcionado aos “deslocados” e suas descendências aquando de episódicas mínguas de água, Como se fora uma “dádiva” a avaliar pela solenidade que revestem aquelas procissões de visitantes observáveis logo que surgem as condições propiciadoras.
    Ref à aldeia da Luz:
    https://doi.org/10.31447/as00032573.2018226.18 issn online 2182-2999 …
    Por certo recordar não é viver, mas sempre ajuda.
    Abraço
    Fernando M

Leave a Reply

%d bloggers like this: