O esplendor da carne

Sempre admirei os sábios que dialogam teorias como quem fala do tempo. No que me respeita, ainda estou na infância do entendimento. Brinco às teorias. Não sei teorizar sem conhecer. Um pequeno pecado epistemológico. Ultrapassa-me desenrolar um novelo e voltar a enrolar outro novelo com o mesmo fio. Igual na substância, mas diferente na forma! Os fios das crianças têm na ponta um papagaio de papel: sabem se voa ou não.
O anúncio Novos McNífico com 10 Bacons e Gran McNífico Bacon, da McDonald’s Brasil, estetiza o bacon, resgata-o da vulgaridade sem da vulgaridade o retirar. Não estará a estetização da carne associada à tentação da carne e ao ritual da sua consumição? A estetização da carne tem um extenso lastro histórico que a McDonald’s retoma. Pintores tais como Rembrandt, Desportes, Goya, Van Gogh, Monet e Bacon dedicaram algumas pinceladas à exposição artística da carne.
01. Rembrandt van_rijn. The slaughtered ox. 1665. 02. Alexandre-François Desportes. Still life of a kitchen table. 1734. 03. Francisco Goya. Bodegón con costillas, lomo y cabeza de cordero. Entre 1808 y 1812. 04. Claude Monet. Nature morte, le quartier de viande. 1864. 05. Vincent Van Gogh. Still-life with apples, meat and a roll. 1886. 06. Francis Bacon. Figure with meat. 1954.