Pelos cabelos

Aigre3

Aigre.

A Marta enviou-me, de Londres, o anúncio italiano Black Metal Shampoo, da L’Oreal, um contributo para o estudo da objectivação do homem na publicidade. O anúncio é ambíguo. A “dança” dos cabelos lembra o “abanar do capacete” dos metaleiros, enfaticamente heterossexuais, mas não deixa de configurar um gesto que nos habituamos a ler no feminino. O olhar, fugaz, parece andrógino. Ressalve-se, porém, que a pintura dos olhos, bem como do corpo, é frequente nas bandas de Black Metal. O anúncio termina com uma postura de abertura e expectativa. Sem confundir o actor e a personagem, acrescente-se que o actor é vocalista de uma banda italiana de Black Metal: Aigre. Das duas uma, ou enveredei por uma interpretação delirante ou o criativo do anúncio apostou na liminaridade dos contrários.
Carregar na imagem para aceder ao anúncio.

Ægre - Olio Elvive L'Oreal - Black Metal Shampoo

Ægre – Olio Elvive L’Oreal – Black Metal Shampoo. Itália, 2014.

Albinoni 2Em jeito de contraste, acrescento uma pequena amostra de música barroca italiana. Tomaso Albinoni (1671-1751) não compôs apenas o célebre Adágio em sol menor para violino, cordas e orgão, T. Mi 26. Escreveu outros adágios de que são exemplo estes dois excertos.

Albinoni. Oboe Concerto op.9, #2 – Adagio 

Albinoni. Oboe Concerto op.7, #3 – Adagio 

Etiquetas:, , , , ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

2 responses to “Pelos cabelos”

  1. Beatriz Martins says :

    Aposto na liminaridade dos contrários.

  2. Fernando Sousa Ribeiro says :

    Ao que tudo indica, o célebre Adagio em sol menor a que toda a gente chama “Adagio de Albinoni” não é de Albinoni… Pelo menos não é completamente, longe disso. É uma peça composta por um musicólogo italiano chamado Remo Giazotto em 1945, alegadamente com base num pequeno fragmento de um documento da autoria de Albinoni, que Giazotto teria encontrado nas ruínas de uma biblioteca alemã no fim da 2ª guerra mundial. A história, que está muito longe de ser clara, pode ser lida (em inglês) aqui, por exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/Adagio_in_G_minor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: