Janus
O templo de Janus, deus romano dos destinos, das encruzilhadas, das passagens e das portas, permanecia aberto em tempo de guerra e fechado em tempo de paz. Janus tinha duas faces, uma voltada para o passado, a outra, para o futuro. Se Janus congrega passado e futuro, guerra e paz, passagem e porta, então os contrários interagem, não para se ultrapassar ou anular, mas para coexistir dialogicamente. Sem pedir licença à razão categórica, a virtude emerge do vício, a ternura abraça o monstro, o desagradável agrada e o baixo um dia se elevará.
Vem esta lengalenga a propósito do anúncio Bratfast in bed, às salsichas Johnsonville. O pai, vítima de um pesadelo ou de um delírio, é assolado por imagens insólitas de salsichas. Nem por isso resiste a um bratwurst. Combinando humor e desconforto, espera-se que o próprio espectador, a seu tempo, não resista à tentação.
“Há anúncios que convocam maus sentimentos e péssimos valores (e.g, anúncios do Ford Sport Ka). Já se sabe! Há anúncios que em vez do produto mostram maus sentimentos e péssimos valores. Fica a saber-se! Mas contam uma história, entranham-se e vendem!” (http://tendimag.com/2012/05/17/amizade-sobre-rodas/).
Marca: Johnsonville. Título: Bratfast in bed. Agência: Droga5. Direcção: Ray Tintori. USA, Junho 2015.