A vida é feita de pequenos nadas

Há anúncios que se assemelham a pequenos documentários. A Stella Artois produziu uma série, Perfectionnists, que vai no sexto episódio. Retive o segundo (The Real Hawk Eye) e o último (Sandman).

Cai Guo-Qiang. Guggenheim. 2008.

Cai Guo-Qiang. Guggenheim. 2008.

A série Perfectionnists corrobora a ideia desenvolvida por Howard S. Becker no livro Art Worlds (1982). Confinar o estudo da arte aos grandes actores (criadores, galerias, museus, críticos) é menosprezar boa parte da actividade que torna a arte possível: a manutenção do palco, o afinador do piano, o vendedor de telas… Todo o mundo parece ser pouco para que uma obra de arte aconteça. Fazem falta pessoas, mas também meios. Não é, por exemplo, qualquer espaço que pode acolher a instalação “Inopportune: Stage One”, de Cai Guo-Qiang, com nove automóveis suspensos (ver figura). Teve lugar no Massachusetts Museum of Contemporary Art, em 2004, e no Guggenheim Museum de Nova Iorque, em 2008. Raros espaços museológicos reúnem as condições necessárias.

O que vale para a arte vale também para o desporto. Estes dois anúncios incidem sobre duas actividades discretas mas decisivas: o falcão que afasta as aves dos courts de Wimbledon e o cuidador dos bunkers nos campos de golfe.

Marca: Stella Artois. Título: Rufus. Agência: Mother, London. UK, Junho 2014.

Marca: Stella Artois. Título: Sandman at the Open Championship. Agência: Mother, London. UK, Julho 2014.

E o Sérgio Godinho, cantor que, com pequenos nadas, encheu os dias de muita gente.

Tags: , , , ,

One response to “A vida é feita de pequenos nadas”

  1. beatrizmartins.artes@gmail.com says :

    Na arte, no desporto, na luta da vida, dos nossos pequenos nadas, há quem os some para ficarem com tudo!

Leave a Reply

%d bloggers like this: