A cenoura e o pau
As campanhas de sensibilização social compõem o segmento da publicidade que mais me intriga. Volta e meia, não percebo se têm efeito nem que efeito têm. À partida, são filhas de boas intenções: de organismos estatais, fundações e associações. Mas, talvez por caturrice, deixam-me confuso. Alguns anúncios até são geniais; a maioria nem por isso.
A FAD (Fundación de Ayuda contra la Drogadicción) lançou uma campanha, em Espanha, com o seguinte mote: “Cada vez que te emborrachas, te vuelves un poco más tonto”. Nestes anúncios, as mensagens evidenciam um humor levemente subtil (vídeo 1). Em contrapartida, na campanha anterior, com o mote “Cada vez que te emborrachas te separas de las cosas que más te importan“, os anúncios, com cenas e imagens degradantes, chocam o público. Provenientes da mesma fundação, uma campanha, embora não enalteça, tenta seduzir, a outra afronta e agride. Em suma, a cenoura e o pau, na mesma mão.
Anunciante: FAD. Título: Cada vez que te emborrachas, te vuelves un poco más tonto. Agência: Bungalow 25. Espanha, Outubro 2013.
Anunciante: FAD. Título: Cada vez que te emborrachas te separas de las cosas que más te importan. Agência: Bungalow 25. Espanha, Maio 2013.