Barbas salutares

A Modernidade abraçou a Razão. O ser humano passa a orientar-se e mobilizar-se pela análise, pela linearidade e pela lógica. Eis uma das maiores ilusões da História da Humanidade. Segundo Marshal McLuhan (A Aldeia Global, 1992), o cérebro divide-se em dois hemisférios: o esquerdo, visual, mais racional e o direito, acústico, mais emocional. Na Modernidade, prevalece o lado esquerdo.

Vem esta nota a propósito do anúncio de sensibilização norte-americano A Hairy Time. Enquanto que no Oriente, a publicidade de sensibilização não hesita em recorrer à fantasia e ao absurdo, no Ocidente insiste-se na argumentação lógica e racional. Mesmo que o insucesso seja, muitas vezes, o preço deste arremedo de seriedade. A motivação e a adesão das pessoas continuam a assentar, em grande medida, num fundo não racional (Max Weber) e não lógico (Vilfredo Pareto).

A Hairy Time oferece-se, portanto, como uma pequena exceção: a delicadeza e gravidade do tema (a vacinação) não dispensam nem a excentricidade nem o sentido de humor.

Anunciante: Wyoming Department of Health. Título: A Hairy Time. Agência: Sukle Advertising and Design, Denver, Colorado. Estados-Unidos, julho 2023

Leave a Reply

%d bloggers like this: