À Descoberta da China. Daiqing Tana

Montanhas Huangshan. Província de Anhui. República Popular da China

O verdadeiro viajante não sabe para onde vai.
Um idiota que caminha chegará sempre mais longe do que dois intelectuais sentados.
(Provérbios chineses)

Adio o ritual do resgate de “anúncios do dia” para logo à noite. Apetece-me criar um artigo novo.

No ranking das visualizações do Tendências do Imaginário, a China ocupa o quarto lugar. Também deve aparecer no blogue. Prezo a reciprocidade.

Encaro os outros menos como cais de chegada e mais como pontos de partida. Cada um constitui um emaranhado de pontes que conduzem a outros outros. Deste modo, cada descoberta dá acesso a uma autêntica galáxia, distinta de nossa. O mundo resulta, assim, desmedido, praticamente sem fim.

Já conhecia a cantora e compositora Daiqing Tana (ver Música da Mongólia). Regressei pela mão da Nina Hagen, reputada pelas afinidades com o Oriente. Chinesa, de etnia mongol, nascida em Qingha, em 1983, Daiqing Tana é a vocalista principal da banda Haya, a que se juntou em 2006.

Segue uma cascata com cinco canções [as duas últimas são recolocadas]. Para provar. Se gostar, para continuar a escutar; e, eventualmente, explorar mais. Para apreciar este tipo de música, convém abrir o espírito, fechar os olhos e deixar a imaginação sonhar.

Haya – Dancer in the darkness (LIVE 2009). Daiqing Tana & Haya, Silent Sky, 2011
Daiqing Tana & HAYA – Snow Mountain (2009). Daiqing Tana & Haya, Silent Sky, 2011
Dai Qing Tana & HAYA – Qinghai Lake. Silent Sky, 2011
Daiqing Tana – Silent Sky (LIVE 2009). Daiqing Tana & Haya, Silent Sky, 2011
Daiqing Tana – Ongmanibamai. Daiqing Tana & Haya, Silent Sky, 2011

Tags: ,

Leave a Reply

Discover more from Tendências do imaginário

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading