O Rei da “Música da Alma”
Acabei de dar uma aula à Academia Sénior de Braga. Duas horas de pé sem vacilar.

Nas sociedades contemporâneas, designadamente nas cidades, insinuam-se duas ameaças que assombram os mais velhos: a solidão e o sentimento de inutilidade. As academias seniores oferecem-se como uma forma de lhes fazer face. O efeito da idade consta entre os mais negligenciados pela Sociologia.
Sem descurar a interação entre gerações, as pessoas tendem a apreciar o convívio com os da mesma idade. Os jovens, certamente; mas os mais velhos, também.
Prosseguindo a viagem pelo outro lado da América, ao ouvir Percy Sledge acode Otis Redding. Dois grandes da soul music. Otis Redding faleceu, com 26 anos. O seu avião pessoal caiu em dezembro de 1967 num lago gelado a cerca de 5 Km do destino. Acabara de gravar a canção “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” lançada postumamente em janeiro de 1968, “o único single de Redding a alcançar o número um na Billboard Hot 100 e o primeiro single póstumo número um na história das paradas dos Estados Unidos”.
