Cavalos empinados

Vai por aí um acusatório “público” por causa do novo anúncio da PT (https://tendimag.wordpress.com/2012/04/04/fibra/). A música, os efeitos de contraluz, a câmara lenta e o cavalo empinado teriam inspiração noutros anúncios. Que saiba a câmara lenta já tem barba de todos os tamanhos feitios. Mas não discuto. Intriga-me o pormenor do cavalo empinado. Porquê ir repescá-lo a um vídeo musical francês? Há tantas hipóteses de intertextualidade, uma forma de citar mais positiva, por esse mundo fora. Porque não a banda desenhada? Quem não se lembra do Tornado do Zorro, do Silver do Lone Ranger ou do Trigger de Roy Rodgers? Tudo empinanços da nossa meninice que tão bem casam com as sequências do arco e da flecha e da dança final….

Porque não recorrer ao mundo das artes circenses e equestres tão pródigas em cavalos em posição bípede? Ou, simplesmente, ao mundo da arte? “Napoleão a atravessar os Alpes”, de Jacques-Louis David (1801), “Filipe III a cavalo”, de Diego Velásquez (1634-35), ou o Príncipe João VI de cavalo empinado, desenhado por Joaquim Carneiro da Silva (séc. XIX).

Por este andar, até parece que não há sede em Portugal que não beba no estrangeiro! Há dias em que o que apetece é dar uma volta de Ferrari sem olhar para o símbolo. Em suma, o cavalo empinado é uma figura vulgaríssima. Fazer desta figura uma obra de arte, eis a questão. Todo este acusatório teve uma virtude: dar a conhecer o excelente vídeo musical dos WoodKid, bem como os belos anúncios da Red Bull e da Nokia Lumia.

Grupo: WoodKid. Título: Iron. Direção: Yoann Lemoine. 2011.

Marca: Red Bull. Título: Signature Series. Agência: Other Films. Direção: Scott Duncan. EUA, Janeiro 2012.

Marca: Nokia Lumia. Título: The amazing calls. Agência: Buzzman. Direção: Swiss Kiss/Julien Rocher. França, 2011.

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , ,

About tendências do imaginário

Sociólogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: